Olá!
Volto aqui para falar do processo de tirar o visto americano em Montréal, como Visitor Visa for business/pleasure (B1/B2), ou seja, para passear ou fazer negócios nos Estados Unidos.
No blog leslapins.wordpress.com/ está super bem explicado e eu basicamente me guiei por ele.
Vou apenas atualizar algumas informações e colocar alguns detalhes do meu caso.
Bom, eu marquei a minha entrevista com um mês de folga. Poderia ter sido com 15 dias, mas eu estava sem tempo para fazer isso antes, providenciar alguns documentos, etc.
- No site do consulado, vc deve procurar por “Visas” neste link: http://montreal.usconsulate.gov/content/content.asp?section=visas&document=index
- Vc deve pagar uma taxa de 140 dólares aqui: http://usvisa-info.com/en-CA/selfservice/us_fee_payment_options (Por telefone, em dinheiro no Scotiabank, PayPal Online, ou Credit Card Online)
- Depois preencher o formulário aqui D160 https://ceac.state.gov/genniv/ . Na hora de preencher o formulário, eu tive algumas dúvidas. Por exemplo, eu não tinha endereço de ninguém para colocar dos EUA e nem sabia quando eu iria e qual hotel iria ficar. Só que o sistema exige um número, então eu coloquei o mesmo número que o sistema dá como exemplo. Não tive problema com isso.
-
Para saber o que levar no dia da entrevista veja aqui:
http://montreal.usconsulate.gov/content/content.asp?section=visas&document=visa_pkt4
Bom, depois de tudo arrumado eu cheguei lá na sexta feira 8:30 da manhã. Eu não utilizei mêtro para ir, mas isso depende de onde vc mora. O endereço é o seguinte:
Consulate General of the United States of America
1155, rue Saint-Alexandre, Montreal, QC H3B 3Z1 Canada
Tel: 514.398.9695 Fax: 514.398.0973
Logo que você chega no prédio, um guarda pede para você
mostrar o comprovante de pagamento e o passaporte. Até ai
OK. Depois você passa pelo raio-x. Dessa vez, eu não tive
sorte, pois fui com uma bolsa um pouco grande e eles
mandaram eu guardar minha bolsa em algum lugar,
além de serem grosseiros. Detalhe, o consulado
fica perto da St-Catherine e praticamente estava tudo
fechado. Eu não tinha a menor ideia de onde colocar minha
bolsa. Fui andando pela St-Catherine e encontrei uma
florista que foi super gentil e deixou eu guardar a bolsa
lá. Detalhe que é um quiosque de flores na frente da La
Baie.
Eu ainda ofereci pagar para guardar minha bolsa e ela recusou. Apenas disse: Vc está tirando o visto, não é? E n tem onde deixar a bolsa. Você não é a primeira e pode deixar a bolsa aqui.
Pois é! Ela me salvou. Claro que eu fiquei morrendo de medo de deixar minha bolsa, mas eu não tinha o que fazer. Deixei e peguei apenas a carteira. Nem o celular eu trouxe, com medo que eles implicassem novamente.
Voltei para o consulado, agora sem problemas. Subi o elevador e encontrei a recepcionista que conferiu meu passaporte e o agendamento da entrevista. Ela mandou eu ir para uma fila. Nesse guichê foi rápido até. Tinham umas 3 pessoas na minha frente apenas. Nesse primeiro guichê mostrei o passaporte (aliàs os dois, pois eu já tinha ido aos EUA antes), disse porquê estava indo para os EUA e mostrei o comprovante de pagamento. Ela conferiu tudo e mandou eu aguardar.
Finalmente, fui chamda para outro guichê. Dessa vez tive que mostrar todos os documentos.
O que foi pedido:
- Comprovantes de salário (holerite dos últimos 3 meses)
- Carta do empregador dizendo quanto tempo estou na empresa, meu salário.
- Extratos bancários dos últimos 3 meses
- Passaporte
- Cartão de residente permanente
O que eu levei e não foi pedido:
- CSQ
- Contrato de aluguel
- Conta de luz
- Reserva do hotel
Ele ainda fez perguntas sobre ir aos Estados Unidos, com quem eu iria. Mas acho que ele estava mais interessado em saber se eu voltaria para o Canadá e qto eu poderia gastar por lá.
A FOTO!
Eu tinha feito upload da foto pelo site, mas durante a segunda entrevista, o entrevistador pediu para eu fazer uma nova e voltasse para falar com ele (nesta hora eu já estava quase certa do visto pq ele n ia me fazer tirar foto por nada). Para fazer outra foto, vc desce o elavador, dentro do prédio mesmo e tira a foto. A máquina parece aquelas que têm por várias estações de mêtro aqui em Montréal. Você entra, senta e tira as fotos. Você pode tirar até 3 e escolher uma delas. Lembre de não sorrir e se tiver cabelo grande, colocar para trás. Não deixe o cabelo esconder o seu rosto.
Outra coisa muito importante sobre a máquina! As fotos custam 10 dólares e não tem troco! Ou seja, se vc só tiver 20 dólares, vai perder 10 dólares. Por isso, leve o dinheiro já certo caso precise fazer uma nova foto. Eu não me lembro sobre moedas. Acho que ela aceita de 1 ou 2 dólares.
Depois de tirar a foto, voltei para o guichê. Dessa vez ele pediu apenas para tirar minhas impressões digitais (sim, de todos os dedos) e sentar para esperar o último guichê.
A essa altura, eu já estava mega entediada, devia ter levado um livro, sei lá. Já eram quase 1 da tarde, os números do último guichê passavam suuuuuper lentamente, isso porquê, as duas primeiras etapas têm 2 ou 3 guichês e são mais rápidas, mas o último guichê é o super pente fino e todo mundo que pede o visto de turista passa por ele.
Quando finalmente fui chamada, era um senhor que me fez mais um monte de perguntas:
- Pq vc está indo para os EUA?
- Com que vc vai?
- O que seus pais fazem?
- Onde seu pai trabalha?
- O que vc faz?
- Qual o sua linguagem de programação preferida?
- Etc.
Nessa hora eu já estava calma e de saco cheio,
o que me fez responder tudo com naturalidade.
Ele então, concedeu o visto e me explicou para perguntar os próximos passos para a secretária.
Eu tinha comprado o envelope para eles mandarem o passaporte para mim de volta, mas ela me explicou que eles não estão mais aceitando o envelope e só pode retirar o passaporte pela DHL. Ela me deu um papel com as explicações de como proceder.
- A DHL entra em contato com você por e-mail (que você colocou no seu processo) para avisar que seu passaporte está pronto.
- Vc vai ter que logar no site do consulado para pegar algumas informações. Tenha o número do seu passaporte anotado, pois você irá precisar e seu passaporte não estará com você.
- Você responde este email com os dados do site do consulado e as coordenadas (endereço e telefone de contato) dizendo onde você quer que o visto seja entregue.
- Eles te ligam e pedem seu número de cartão de crédito. (Acho que custa 20 dólares)
- Entre 1 e 2 dias eles entregam seu passaporte em horário comercial no endereço indicado.
Depois dessa odisséia, é só comemorar! O visto que me deram foi de 10 anos. Bom, até lá eu espero já ter minha cidadania canadense e não ter mais que passar por isso. Se você não tem emprego aqui ou não tem como comprovar renda, eu recomendo esperar quando tiver esses dados, caso contrário leve o máximo de documentos que conseguir para comprovar seu desinteresse de ficar nos EUA.
That’s all!
26 Comentário
Oi Gabi,
Parabéns pelo visto e obrigada por nos citar.
Nao é sempre que alguém que obtém informaçao no nosso e em outros blogs e se lembra de citar onde viu quando passa a informaçao para frente, como vc. fez. Gentileza e boa educaçao aparecem assim mesmo, nos detalhes.
Abraços
Erika
Oi Erika!
Poxa, como não falar do blog de vocês?! O blog de vocês é uma referência fundamental para qualquer imigrante ao Canadá.
Ainda mais essa parte do visto está muito bem explicado. Apenas mudou a questão do envelope, se não estou enganada. O resto eu segui tudo e deu tudo certo.
Eu quem agradeço por essas informações!
Um abraço!
Gabi
Ólá Gabi!,
Td bem? espero que sim. Quero sua opnião. Andei pesquisando preços de passagens aéreas de SP/Montreal. Percebi que a Air Canadá cobra sempre algo em torno de R$2500. POis bem, pela American Airlines estão cobrando em média R$1500. Provavelmente eu deva precisar de um visto Americano transitório, pois pela AA sempre tem escalas em NY. Mas mesmo assim ainda compensaria. ME diz o que vc pensa, sendo q provavelmente vc já deve notado esses preços. Obrigado!! ah! aqui tá frio igual aí viooo kk! té mais.
Voltei!
PARABÉNS POR SUA CONQUISTA!! VI QUE FOI SUADA!
ME ADD MSN… se estiver cômoda pra isso:daniellima94@hotmail.com. ok, agora tô indo rs
Oi Daniel,
Eu acho que vale a pena vc tirar o visto americano sim. Apenas veja se vc cumpre com as exigências para não ter o visto negado!
Abraços!
Oi Gabi.. seu visitante assíduo está de volta!
Tenho uma dúvida a respeito da tributação de impostos. Sei que eles deduzem na fonte algo em torno de 35% ou + -… e se eu trabalhar em dois empregos formais? nos dois salários serão deduzidos ou somente num? Obrigado, abraços.
Oi Daniel!!
Os dois salários serão deduzidos (eu não sei como é feito o cálculo, se será soma, mas acredito que seja na soma sim. Por exemplo, se vc ganha em um 20 e no outro 30, será considerado 50 para efeito de imposto.). Se vc trabalhar como freelancer, também tem imposto (se nao estou ganada, se vc ganhar acima de 20 ou 30 mil no ano.).
Abraços!
Obrigado Gabi!
Tudo bem.. pelo menos esses impostos retornam em qualidade de vida para nós!
Abraços!
Olá Guru!
Oi Gabi, como vai? quero sua opnião a respeito das cidades vizinhas a Montreal como Laval e Longueil, pois tenho lido a respeito destas e observo que são muito elogiadas tanto pela proximidade a Montreal como pela qualidade de vida. Não sei se vc já morou fora de Montreal, mas mesmo que não, gostaria que falasse um pouco sobre esse tema. Obrigado.
Oi Daniel!
Eu não conheço Laval. Conheci outras cidades, como: Ville do Quebec, Sherbrooke, Cowansville, etc. Posso escrever sobre essas. Serve? =)
Longueil é praticamente Montréal rs.
Abraços!!
Ah pode ser! Se puder enfocar em Longueil( olha a folga!).. Obrigado.
Oi Daniel, só para atualizar rs. Eu pretendo fazer umas fotos dos lugares para fazer um post mais completo. Acredito fazer isso dentro de 1 mês mais ou menos. Por enquanto, vou escrever sobre Ville du Quebec e Ottawa, pq é para onde estou indo nestes próximos dias.
Abraços!
Oi Gabi,
Muito bom seu post sobre o visto americano, pois melhor que explicar o procedimento (que ainda assim estava tendo problemas em encontrar), são os detalhes….a foto, a bolsa etc.
Bem, não sei se poderá me ajudar com minha dúvida…eu gostaria de tirar o visto americano para fins de trânsito (pelo menos esse é o motivo atual), pois há muito mais opções de vôos via EUA. Pretendo ir ao Brasil no final do ano, tenho a passagem de ida para lá, mas precisarei comprar a vinda para cá de novo no começo de janeiro. Estou em Montreal desde junho. Saberia dizer se aqui o visto de trânsito é igual ao de turista? Pois no Brasil, sei que é. Por ser trânsito, acredita que eles podem implicar com a questão do emprego? Comecei a trabalhar no final de agosto, e ainda assim, é para uma agência de pessoal. Já tive o visto americano duas vezes e nas duas vezes, entrei e saí no prazo….acha que um bom histórico anterior tb ajuda? Agradeço desde já se puder me responder. Abraço, Claudia.
Oi Claudia,
Eu não sei ao certo sobre o visto de trânsito. Mas acho que se eu estivesse no seu lugar, eu macaria minha entrevista para o começo de novembro (se vc for só viajar em dezembro). Porque assim você ganha mais tempo no seu emprego e fica mais fácil vc compravar sua renda e seu vinculo com o Canadá, que eu acho que são os fatores mais importantes. Outra coisa, é vc levar o seu extrato do banco impresso. Eu levei dos últimos 3 meses e eles verificaram tudo. Além disso, a carta do empregador declarando seu salário e quanto tempo tem que vc trabalha lá.
Eu não entendi o que é “uma agência de pessoal”.
Bom, como eu disse, acho que quanto mais vc puder jogar para frente, melhor. Você pode já entrar no site e marcar a data inclusive. Até pq, se for negado, vc terá que esperar um tempo para solicitar novamente, ou seja, caso vc for entre setembro, outubro e novembro e seja negado, vc terá que esperar acredito que entre 3 a 6 meses para solicitar de novo (bom confirmar!), porque eles esperam que sua situação de vida tenha mudado.
Acredito também que ajude o fato de vc já ter tido dois vistos. Não esqueça de mencionar isso no dia da entrevista, se eles perguntarem se vc já esteve nos EUA e levar os passaportes que tenham esses vistos.
Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, escreva.
Abraços!
Ola Gabi! Suas dicas foram muito validas no meu processo!! Tenho uma duvida em relacao ao “medical examination”… O que seria isso? Procurei se existe algum tipo de “formulario” no site, mas nao encontrei. Voce levou uma “note” do medico dizendo que voce é saudável?? Meio confuso, isso. Bom, depois das suas coordenadas, essa foi mesmo a única dúvida que me surgiu no processo de reunir a documentação.
Aguardo a sua resposta. Obrigada.
Oi Maria!
Poxa, que bom que o blog tem ajudado!
O medical examination acontece durante a parte federal.
Depois que vc enviar sua documentação, se estiver tudo ok, vc receberá um formulário para ir no médico.
Eu não sei em qual cidade você reside, mas em Salvador por exemplo, só tem um médico que faz o exame e é sempre particular.
Além disso, vc fará exame de sangue para HIV e outras doenças, além do raio-x do tórax. Caso você tenha tatuagem, também fará para hepatite.
Todos esses exames eu consegui fazer pelo meu plano, exceto o raio-x e o exame com o médico.
O médico que preenche esse formulário e envia para Trinidad e Tobago, junto com os resultados. E o consulado só recebe um OK de lá.
Você terá que pagar:
O exame do médico;
O envio dos exames para Trinidad e Tobago;
Os exames que seu plano não cobrir.
Bom, é basicamente isso. Se tiver mais alguma dúvida, escreva.
Obrigada!
Gabi, agora surgiu outra duvida…
Estamos falando do exame medico para o visto americano????
Moro em Montreal! Esse processo que voce descreveu mais me parece o exame medico para imigracao do canada…
Hmmm
Eu n me lembro de ter visto nada sobre saúde quando fui tirar o visto. O seu visto é de turista?
Exato, visto b1/b2.
Oi uma duvida…esse procedimento de visto americano pode ser realizado por estudantes no canada com visto de estudante aqui? Seria os mesmos documentos…
Oi Aline,
É o mesmo procedimento pq o visto está relacionado com a nacionalidade. Assim como vc, eu também sou brasileira, então é o mesmo processo.
A única coisa que eu n sei é se eles vão emitir o visto. Acredito que vc terá que provar possuir bens (como apartamento), emprego e uma boa renda no Brasil para eles acreditarem que vc não quer ficar no USA ilegal e está se aproveitando do visto canadense para conseguir isso.
Vc sabe como é cabeça de americano, então é melhor organizar tudo direito!
Bo sorte!!
Boa noite Gabi
Ótimo suas dicas de como tirar passaporte em Montreal,, vou explicar a situação para você me esclarer.
Minha filha está fazendo intercâmbio em Montreal, ficará até 27/02/2014, terá umas férias em setembro, e temos amigos nos estados unidos,ela gostaria de visitá-los e também ir a Nova York, como ela é estudante, sei que os documentos teriam que ser do meu marido para comprovação de renda, minha dúvida é você citou que tirou seu visto em Montreal, mas o blog que você mencionou disse que o visto é só para quem é residente em Montreal, então fiquei sem saber se ela pode tirar em Montreal mesmo ou tem que ir a outro local.
Me desculpe, a data é 27/02/2015
Oi Gabi, parabéns pelo blog! Olha eu preenchi tudo, saiu a confirmaçao da aplicaçao, mas nao tenho nenhum boleto pra pagar. Como é que é o procedimento?
Oi Sueli,
Desculpa a demora em responder, eu quase não estou acessando o blog e acredito que você já tenha encontrado a resposta para o visto da sua filha :)
Abraços,
Gabi
Oi Ivana,
Eu não exatamente como está o processo agora, mas normalmente o processo você paga com o cartão de crédito. Você informa o número do seu cartão de credito no próprio formulário.
Abraços,
Gabi