Hoje está fazendo um ano que cheguei no Canadá em definitivo. Em Montréal cheguei no dia 16. Isso porque fiquei alguns dias em Toronto =)
Tudo bem que apesar de 1 ano de Canadá, eu literalmente fugi do inverno. Neste momento mais desafiante, eu estava no Brasil rs
O que posso dizer? Eu estou adorando! Claro que eu sinto saudade dos meus amigos, dos meus pais e da minha irmã. Mas a sensação de sair na rua andando, é maravilhosa! Sem ninguém pedindo dinheiro ou com medo de roubo. Essa liberdade, não tem preço. E apesar de não ser a mesma coisa, eu falo sempre pela net com meus amigos mais próximos. Aliás, eu trabalho pela internet e confesso que a minha vida sem ela, seria bem complicada.
Sim, porque até as receitas que eu ando fazendo por aqui, são da internet. rs
Eu acho que ainda não tenho a experiência de muitos imigrantes sobre a vida em si. Até porque, cada caso é um caso. Sempre que me perguntam o que eu acho sobre imigrar, gosto de ressaltar que a imigração é uma experiência pessoal e intransferível.
Tudo depende se você gosta da ideia de morar fora, se você está disposto a recomeçar, quanto tem de dinheiro, quanto planejou, se você corre atrás, se vem sozinho ou não, e se aguenta a solidão. Acho que esse é o diferencial de um projeto de imigração dar certo.
Eu sei que esse post não deve ser lido por todas as pessoas que vou citar aqui, mesmo assim, quero fazer meu agradecimento neste um ano de Canadá para: Verena e Dé (simplesmente por tudo!), aos meus pais e minha irmã (pelo apoio e visitas), todos meus amigos do ZapCare, André Santanchè e Di, e meus novos amigos aqui do Canadá: Felipe, Pedro, Fabiola, Saulo, Flávia, Camila, Rê e Dê. Além de Anna (Ucrânia), Raul (Colombia), Sylvain e Nicole (que foi minha professora querida da francisação). E todos os meus outros amigos que do Brasil sei que estão sempre torcendo por mim, como: Tha, Adus, Jorge, Pri, Loka (viva os conselhos!), Lena, Agnes e muitos outros.
Além disso, quero agradecer a você que sempre lê o blog (escrevendo um comentário, mandando e-mail, ou não), sei que estou ajudando outras pessoas a realizar este sonho, além de dividir as alegrias e medos de mudar de País. Nós sabemos o quanto o processo é chato, demorado e ao mesmo tempo realizador.
Para quem está no começo (ainda não fez a entrevista) digo que aproveite a fase, a despedida começa já! Para quem já arrumou as malas, prepare-se para muito desafios e um mundo de descoberta – desde como usar o sabão em pó até a primeira Dollarama, Canadian Tire e Ikea!! Ainda lembro da procura do apartamento, abrir conta no banco, tirar documentos, carregar muitas malas e muitas sacolas! E para quem já tem mais tempo, aproveite para descobrir aquele restaurante escondido naquela rua de trás ;)
Neste 1 ano, eu só posso dizer que valeu a pena! Go Canada!
21 Comentário
Nossa, um ano já nessa outra terrinha.
Parabéns por conseguir sempre seguir em frente e mostrar que é uma vencedora.
Beijos
Um ano já? :O
Que bom que está amando conhecer tudo por aí. Parabéns pela realização do sonho, vc é uma guerreira mesmo.
E sempre que quiser fuja desse frio para nos visitar!
=)
BjO.
Gabi! Menina, que ótimo, viu? Não precisa agradecer não, seu blog é bem legal, por isso que a gente volta! Quero te fazer uma pergunta, mas vou te mandar um e-mail, tá? Beijos.
Gabi,
Você sabe o quanto admiro a sua persistência, a sua vontade de vencer, sua coragem, enfim, a sua DETERMINAÇÃO. No Canadá não seria diferente, sempre tive certeza disso.
E que venham os próximos anos.
Bjs.
Oi Nadja,
Obrigada pelo elogio!!
Mande sim!
Beijos =)
E sua visita!!! \o/
Beijos!!!
Parabenssssss!!! =)
Hoje chegou meu pedido de passaporte, estou mega contente!
Oi, muito legal o seu blog.
Também estou nesse processo sozinha.
Que continue tendo muita sorte por aí!!
Oi Leandro!!
Como assim eu n vi seu comentário? Desculpa pelo atraso! parabénnnnns!!
Quando vc chega?
Abraços!!
Olá Gabi! Adorei seu blog. Queria dar os parabéns pelas informações sobre a entrevista de seleção. Eu recebi minha convicação recentemente e estou pesquisando sobre e achei seu blog, enfim…fazendo a lição de casa.hehe Gostaria de saber mais detalhes da entrevista, vc já conhecia o Quebéc antes da sua ida definitiva? qual era seu nível de francês antes da entrevista? Em relação ao mercado de trabalho, sou formada em publicidade e propaganda e trabalho com marketing, vc sabe me dizer se é uma área procurada aí em Montreal? Chega de perguntas.hehe Seria ótimo se vc me respondesse pelo email assim já fico com seu contato para nos conhecermos melhor, pode ser?! Muito obrigada!!!
Oi Carol!
Vamos lá:
1- Eu não conhecia Montréal antes de imigrar e nem nunca tinha vindo ao Canadá. A ideia de imigração começou no meu 2 ano de faculdade, eu estava com 19/20 anos (2002). Entrei com o processo em 2007 e em fevereiro de 2008 recebi meu visto de residente. Porém, em 2008, eu vim para o Canadá para conhecer onde eu queria morar mas fiquei apenas 15 dias. Somente em 2009 vim em definitivo.
2- Meu nível do francês para entrevista foi bem elogiado… Mas confesso que meu nível n era nada bom. Eu tinha estudado francês em 2005 por 1 ano, mas pq na época eu pensava em fazer o processo federal e queria ganhar uns pontos extras no quesito idioma. Não dei a importância que deveria ter dado. Faltando 2 semanas para a entrevista, levei um puxão de orelha de um professor (que era Suiço), e fizemos um super intesivo somente para a entrevista. Então, acabe me saindo muito bem, principalmente pq ele deu dicas de como responder (não só em relação à gramática, mas comportamento, postura, etc). Mas claro, se eu não tivesse base alguma, não teria dado certo. Eu ainda cometo vários erros e escrevo relativamente mal, porém, o meu diferencial é falar. Eu falo com “fluência”, mesmo cometendo erros, ou seja, eu me viro. O problema é quando a pessoa demora muito pensando pra responder, se preocupa demais em responder certo e acaba não respondendo nada.
3- Sua área tem demanda. MASSSS, vc deve ser fluente em Inglês e Francês, sobretudo, se for em Montréal. Vc terá que ser apta para fazer traduções. Pois é, era algo que eu também n esperava. Mas principalmente em empresas pequenas, vc tem de fazer de tudo um pouco (exatamente como no Brasil). A única coisa que muda, é o salário que costuma ser melhor rs. Outra coisa, eles nem entendem o que é uma pessoa formada em Propaganda (eu tb sou). O que eles levam em cosideração é a formação em Comunicação Social.
Um diferencial importante para quem está começando em marketing é: conhecimento em Illustrator, InDesign, Photoshop e afins, para quem vai assumir cargos em empresas menores. E para quem vai assumir cargo em empresas maiores, recomendo ter uma certificação em Gerenciamento de Projeto, como o PMI.
Não querendo te desanimar, mas se vc n tem inglês e francês fluente e não trabalha com nada disso que eu falei acima, provavelmente vc vai ficar um tempo sem encontrar nada em sua área (leia-se uns 6 meses até melhorar mto bem o idioma e complementar sua formação). Por isso, venha com uma boa reserva.
É claro que pode acontecer um milagre e o que eu falei acima ser diferente, mas falo isso porque eu basicamente só consegui emprego por trabalhar com WEB (que está em super demanda) e mais outras coisas. E o fato de eu ter também uma especialização em Design de Comunicação Visual não fez muita diferença.
Também não pense que vão ser solidários pq vc é imigrante. As pessoas estão interessadas em resultado e se eles acham que vc n tem condições de dar resultado, eles não vão te contratar.
Por isso ressalto: venha com uma reserva, se prepare para trabalhos voluntariados e muito estudo da língua. Eu te digo que a entrevista para conseguir o CSQ não é nada comparado com a realidade daqui.
Em breve vou escrever um post como eu consegui meu emprego, essa foi uma história longa e bem engraçada =)
Claro que podemos manter contato!
Abraços! =))
“Sem ninguém pedindo dinheiro.” Tem certeza de que vc. mora em Montreal?! Aqui é cheio de pedintes, especialmente na parte francesa da cidade, tem até aquele povo que fica no semáforo limpando carro. Outra coisa, nunca fui sequer furtada no Brasil. Aqui, roubaram minha carteira em plena faculdade de direito da McGill. Por certo, os índices de violência são bem menores que no Brasil mas não dá para dizer que Montreal é um paraíso na terra. O Canadá, assim como qualquer país nesse vasto mundo, também tem os seus problemas.
Eu concordo que o Canadá, ou melhor, Montréal tem muito problema. Quando eu escrevi esse post, eu não andava nas partes mais pobres da cidade. Mas agora eu trabalho e vejo muitos pedintes. Mas nunca fui assaltada e nem furtada, mesmo quando ando pela rua durante a noite. Também não fico andando com a bolsa aberta, só porque estou no Canadá. Tem gente que acha que é primeiro mundo e pode fazer o que quiser sem se preocupar.
Em comparação, no Brasil já fui furtada, roubada e sequestrada.
O Canadá tem seus problemas? Tem sim. Cabe a cada um achar o que quiser, cada um tem suas impressões e experiências.
Aqui, eu registro as minhas.
Parabens pela sua vitória. Gostaria de saber em relação Enfermagem, como é a oportunidade de trabalho nesta área.
Vi uma entrevista que parecia ser uma ótima oportunidade em Quebec. Isso é verdade? Pode ajudar?
Oi Marcelo,
O Canadá sempre precisou de enfermeiros e não é de hoje.
Acredito que as chances são grandes e ouvi dizer que o governo ajuda bastante também, inclusive o processo é prioritário.
Seria interessante que vc estudasse bem a língua, já que vai lidar com pessoas e precisa entender bem o que elas dizem.
Obrigada pelo elogio =)
Abraços!
Olá! antes de começar, parabéns por sua atitude corajosa e arquitetada. Li bastante suas postagens.Tenho 20 anos e no fim deste ano concluo minha faculdade de Enfermagem,tenho um conhecimento mediano de Francês( bem verdade que preciso aprender muito mais) e advinha? VOU PRO CANADÁ! em especial pra Montreal! Tenho a experiência de morar sozinho, longe de qualquer familiar aqui no Brasil… sei o quanto a distância é doída- como você citou-, me questiono se minha juventude não me trará dificuldades para encontrar emprego na minha área… o que você acha?. Li sobre o sistema tributário federal e provincial, me assustou o quanto eles debitam!!!! o que você acha? e por último, é possível sobreviver normalmente com estes empregos alternativos que muitos imigrantes encontram neste processo de adaptação( no meu caso, reconhecimento de credenciais e por aí vai)? Obrigado! da próxima vez eu escrevo menos!! kk
Oi Daniel!
Muito obrigada por seu comentário!
Sobre sua profissão, se vc está vindo formado, vc tem grande chances de conseguir algo como enfermeiro. É certo que vc n irá conseguir talvez o melhor emprego do mundo no começo.. com platões loucos, etc, mas tem grandes chances sim. O que eu recomendo que vc se informe sobre o que vc precisa fazer para atuar como enfermeiro.
Outra coisa, estude muito francês, muito mesmo. E não fique frustrado qdo chegar aqui e não entender mta coisa. O quebecois não é bem frances! Mas bem, junte dinheiro, prepare-se para os cursos. E aprenda inglês.
Realmente, o sistema é caro. A tendencia é aumentarem os impostos, mas aqui o salário é mais digno, então é como se desse para todo mundo, entende? Uns tem menos, outros mais. Mas todo mundo tem. E no Brasil, n é mto diferente, sendo que vc n tem retorno.
Vc pode sobre(viver) com empregos alternativos, já que o salário fixo não é tão baixo como no Brasil. Não terá uma vida de luxo ou super confortável, mas pagará todas suas contas no final do mês rs, ir ao cinema ou um restaurante de vez em quando. Vc pode tb dividir apartamento com alguém para ajudar nas despesas.
Eu recomendo que vc venha com o máximo de reserva. Vc pode achar emprego em um mês ou quem sabe menos, mas pode n ser na sua área ou as condições n serem legais. Infelizmente, explorador de imigrante aqui é mais comum do que pensamos! Fique atento! Com mais dinheiro, mais tempo vc tem pra achar algo no seu perfil e n ficar desesperado procurando qlqr coisa.
Bem, uma resposta tão grande quanto sua pergunta! rs
Espero ter ajudado!
Abraços!
Éh, você não deixou por menos!
Olha só, obrigado por sua prestatividade, considerando que você não deve conhecer 99% dos duvidosos, sua atitude é muito humana… no sentido bem real da palavra!
Mais uma vez escrevi muito kk, abraço!
Oi Daniel,
Obrigada! Eu tento ajudar na medida do possível, pq claro, eu respondo baseado na minha experiência e das pessoas que eu conheço aqui.
Então claro, que cada caso é um caso!
Boa sorte com seu processo!
Abraços!
Olá Gabi ..
Sei que a gente não se conhece … mas não podia vir aki deixar os meus parabéns pelo blog … pela frontalidade … sinceridade … enfim uma data de coisas boas …. e os meus sinceros parabéns pelo passo dado em frente na sua vida … foi preciso muita coragem !
Meus sinceros parabéns …
artur.
Oi Artur,
Muito obrigada! Sei que demoro bastante de responder, pq a vida aqui fica corrida às vezes, mas são mensagens como a sua que nos incentiva a continuar escrevendo!
Obrigada!!!